top of page

A HISTÓRIA

A minissérie 1915 - O ANO EM QUE A TERRA QUEIMOU, foi inspirada na obra prima  de Rachel de Queiroz, O Quinze, e refere-se à grande seca de 1915, ocorrida no Ceará. No entanto a jovem escritora no ano em que situou seu romance tinha apenas cinco anos e suas lembranças mais pungentes do sofrimento que este flagelo trouxe foram da seca de 1919, quando tinha nove anos, depois assistiu a pequenas secas e foi então que, trabalhando literalmente o projeto, concebeu um livro que tivesse dois propósitos: não só narrar o drama duro e cruel da seca como também os conflitos íntimos de seus personagens.

O romance se dá em dois planos, um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro a relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora. Baseada nesta saga, a minissérie “1915 – O ano em que a terra queimou”, retrata as dificuldades, o sofrimento, mas também a tenacidade e a fortaleza do nordestino frente às agruras do tempo, numa produção totalmente realizada em computação gráfica 3D, dividida em 20 capítulos de 5 minutos.

Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, Ceará, em novembro de 1910.Viveu parte de sua infância na capital do estado e parte, no interior, na fazenda dos pais. Depois da grande seca de 1915, que atingiu a propriedade familiar, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1917. Em 1930, lançou seu primeiro romance O Quinze que recebeu o primeiro prêmio, concedido pela Fundação Graça Aranha. Nos anos seguintes, participou da ação política de esquerda, pela qual foi presa em 1937. Sem abandonar a ficção, continuou colaborando regularmente com jornais e revistas, dedicando-se à crônica jornalística, ao teatro e à tradução. Em 1977, foi a primeira escritora a ingressar na Academia Brasileira de Letras, um grupo que, até então, tinha sido exclusivamente masculino. Embora morasse no Rio de Janeiro, retornava sempre com frequência, às suas raízes - a fazenda no interior do Ceará. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ) em 4 de novembro de 2003.
E  para prestar uma justa e merecida homenagem a essa escritora símbolo do Ceará, em 2010, lançamos no seu centenário a minissérie: “1915 – O ano em que a terra queimou” baseada nesta obra literária inigualável e que colocou definitivamente Rachel de Queiroz no rol dos grandes escritores brasileiros.

© 2013 by SINFRONIO CRIAÇÕES E PRODUÇÕES

bottom of page