top of page

A HISTÓRIA

A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos. 
Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante e um clarão iluminou o espaço, então viram em cima de uma pequena azinheira uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco. 

 

A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria.

 

Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a "Senhora do Rosário" e que fizessem ali uma capela em Sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra. 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O "milagre do sol" testemunhado por milhares de pessoas.

Jacinta, Lúcia e Francisco em foto da época.

 

 

Em 13 de julho de 1917, na terceira aparição de Nossa Senhora aos três pastores de Fátima,  a Virgem Maria lhes comunicou três segredos, que eles deveriam tornar público mais tarde. O primeiro tratava da perda das almas durante a Primeira Guerra Mundial.

O segundo dizia que, se os homens não se convertessem, viria um grande castigo sobre as nações na forma de uma Segunda Guerra Mundial, e que a Rússia espalharia seus erros  pelo mundo, e que várias nações seriam aniquiladas. O terceiro e último segredo só foi revelado em parte anos depois pela já Irmã Lúcia e até hoje gera controvérsias.
 

 

 

bottom of page