top of page

O SANTUÁRIO

 

Após percorrer vários países da Europa, e alguns estados do Brasil, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Fortaleza. Era o dia 09 de outubro de 1952. A recepção foi a maior até hoje havida em terras cearenses. Da Igreja dos Remédios, a imagem foi transportada para a Igreja de Nossa Senhora da Salete, no Montese. Ficou na cidade até o dia 16. Na tarde desse dia, houve procissão e a benção dos doentes na Praça José de Alencar, onde se reuniram, mais ou menos, cem mil pessoas. No fim dessa solenidade, a imagem foi acidentada, ao cair. Resolveram os promotores da peregrinação interromper o programa, regressando a Portugal. Mas prometeram voltar no ano seguinte, reiniciando a peregrinação no sul do país e encerrando a visita em Fortaleza. Revigorou-se assim a idéia da construção de um santuário para homenagear Nossa Senhora de Fátima, quando do retorno a Fortaleza.  Uma comissão formada pelo prefeito Paulo Cabral de Araujo, dos monsenhores José Mourão Pinheiro e André Viana Camurça, de João Jacques Ferreira Lopes e do médico Aníbal Santos tratou de angariar meios para a construção do novo templo.  Um grupo de senhoras autodenominadas Operarias de Fátima, passou também a atuar, visitando casas de famílias, comercio e indústria, no afã de levantar recursos para a construção do altar-mor, conseguindo mais de 1 milhão e trezentos mil cruzeiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O conceituado engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona, por sua vez, prontificara-se a elaborar o projeto, enquanto Mons. Mourão supervisionava os trabalhos da construção do Santuário, ajudado pelo se irmão Antonio Augusto Mourão Pinheira, já falecido. Outro que muito ajudou na construção do Santuário foi o Mons. André Viana Camurça.

E após contribuições valiosas do povo, incluindo as classes mais abastadas, no dia 28 de dezembro de 1952, após uma missa campal celebrada pela manhã por D. Antonio de Almeida Lustosa, foi lançada a pedra fundamental do novo templo consagrado a Nossa Senhora de Fátima.

Pe. Ivan de Souza

Pároco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Paróquia foi criada em 14 de setembro de 1955, por ocasião da Festa da Exaltação da Santa Cruz. O Decreto Episcopal conclui da seguinte forma: “Nossa Senhora de Fátima, Titular da Nova Paróquia, seja algo de filial homenagem de todos os paroquianos”. Dia de Festa e Júbilo. Todavia, a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi um dia que  mudou a cidade de  Fortaleza, particularmente o Bairro de Fátima, que aos poucos vai nascendo com novos horizontes de fé, abençoado pela excelsa padroeira.

O Santuário se torna parte desta Fortaleza, construindo história, cheia de religiosidade, de vida, de fé, de esperança  e de amor. A devoção é tão forte que as pessoas voltam o olhar para a Virgem de Fátima e com suas vozes, conclamam: Virgem de Fátima rogai por nós e abençoai-nos. 

 

 

bottom of page